A DR WEB ENERGIA é um sistema de GESTÃO E SUPERVISÃO DE ENERGIA ELÉTRICA via internet que contempla: Armazenamento de históricos, supervisão e geração de relatórios. É a ferramenta ideal para empresas de consultoria e assessoria em gestão de energia elétrica, que desejam fazer o monitoramento dos custos de energia elétrica das unidades consumidoras de seus clientes, em tempo real, de qualquer lugar do mundo, sem investimento em computadores, bancos de dados ou sistemas especializados, pois o acesso e utilização é totalmente via WEB.
Diferenciais
Monitorar, continuamente, as grandezas elétricas diretamente do medidor eletrônico da concessionária através da saída de usuário (SSU), e/ou de multimedidores. Com esta flexibilidade é possível monitorar a ligação principal da concessionária simultaneamente ao monitoramento setorial dentro das unidades consumidoras:
Análise, gráficos e relatórios (diários mensais e anuais) do fator de potência, demandas e consumo e todas as grandezas elétricas medidas pelos multimedidores setoriais.
Simular a conta de energia, correção de fator de potência e colocação ou retiradas de cargas capacitores;
Indicação de alarmes, envio de e-mails e sms de alertas.
Vantagens
Otimizar os contratos de demandas:
Eliminar multas de ultrapassagem dos limites de demanda contratada:
Eliminar as multas por baixo fator de potência:
Avaliar o melhor enquadramento tarifário:
Antecipar o valor da conta de energia antes dela ser emitida pela concessionária:
Monitorar a partir de qualquer lugar com acesso via internet:
Gerar relatórios, gráficos, faturas planilhas eletrônicas e documentos no formato Excel e PDF.
Porque Gerenciar via internet?
Centralização: permite o gerenciamento de diversas plantas espalhadas pelo país.
Apoio remoto: oferece agilidade na detecção de desvios possibilitando rápidas ações de correção:
Simplicidade de uso: Maior intimidade dos usuários com as aplicações WEB:
Confiabilidade: menor número de componentes no sistema e maior segurança nos bancos de dados:
Baixo Custo: redução do custo operacional de deslocamento.
Conceitos Básicos
A maioria das cargas das unidades consumidoras consome energia reativa indutiva, tais como: motores, transformadores, reatores para lâmpadas de descarga, fornos de indução, entre outros. As cargas indutivas necessitam de campo eletromagnético para seu funcionamento, por isso sua operação requer dois tipos de potência, Potência ativa: potência que efetivamente realiza trabalho gerando calor, luz, movimento, etc. É medida em kW. Potência Reativa, potência usada apenas para criar e manter os campos eletromagnéticos das cargas indutivas. É medida em kvar.
Assim, enquanto a potência ativa é sempre consumida na execução de trabalho, a potência reativa, além de não produzir trabalho, circula entre a carga e a fonte de alimentação, ocupando um espaço no sistema elétrico que poderia ser utilizado para fornecer mais energia ativa. Definição: o fator de potência é a razão entre a potência ativa e a potência aparente. Ele indica a eficiência do uso da energia. Um alto fator de potência indica uma eficiência alta e inversamente, um fator de potência baixo indica baixa eficiência energética.
Consequências e Causas de um Baixo Fator de Potência
Perdas na Instalação As perdas de energia elétrica ocorrem em forma de calor e são proporcionais ao quadrado da corrente total (I2.R). Como essa corrente cresce com o excesso de energia reativa, estabelece-se uma relação entre o incremento das perdas e o baixo fator de potência, provocando o aumento do aquecimento de condutores e equipamentos.
Quedas de Tensão O aumento da corrente devido ao excesso de energia reativa leva a quedas de tensão acentuadas, podendo ocasionar a interrupção do fornecimento de energia elétrica e a sobrecarga em certos elementos da rede. Esse risco é sobretudo acentuado durante os períodos nos quais a rede é fortemente solicitada. As quedas de tensão podem provocar ainda, a diminuição da intensidade luminosa das lâmpadas e aumento da corrente nos motores e transformadores.
Vantagens da Empresa
Redução significativa do custo de energia elétrica;
Aumento da eficiência energética da empresa;
Melhoria da tensão; g Aumento da capacidade dos equipamentos de manobra;
Aumento da vida útil das instalações e equipamentos;
Redução do efeito Joule;
Redução da corrente reativa na rede elétrica.
Vantagens da Concessionária
O bloco de potência reativa deixa de circular no sistema de transmissão e distribuição;
Evita as perdas pelo efeito Joule;
Aumenta a capacidade do sistema de transmissão e distribuição para conduzir o bloco de potência ativa;
Aumenta a capacidade de geração com intuito de atender mais consumidores;
Diminui os custos de geração.