Conforme Norma ABNT NBR 14039 estabelece um sistema para o projeto e execução de instalações
elétricas de média tensão, com tensão nominal de 1,0 kV a 36,2 kV, à frequência industrial, de modo a garantir
segurança e continuidade de serviço.
Aplica-se a partir de instalações alimentadas pelas concessionárias de energia elétrica, o que corresponde ao
ponto de entrega definido através da legislação vigente emanada da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Também se aplica a instalações alimentadas por fonte própria de energia em média tensão.
Manutenção Preventiva em Cabine Primária
Os equipamentos, ferramentas e dispositivos isolantes destinados ao trabalho em alta tensão, devem ser submetidos a testes e ensaios em laboratório periodicos, de acordo com os parametros do fabricante, anualmente, conforme a portaria (NR-10).
Testes e ensaios necessários e obrigatórios
Os ensaios da instalação devem incluir no mínimo os seguintes:
Continuidade elétrica dos condutores de proteção e das ligações equipotenciais principais e suplementares;Os ensaios devem ser realizados com valores compatíveis aos valores nominais dos equipamentos utilizados e o valor nominal de tensão da instalação.
Continuidade elétrica dos condutores de proteção e das ligações equipotencial principal e suplementares
Um ensaio de continuidade deve ser realizado. Recomenda-se que a fonte de tensão tenha uma tensão em vazio entre 4 V e 24 V, em corrente contínua ou alternada. A corrente de ensaio deve ser de no mínimo 0,2 A.
Resistência de isolamento da instalação
A resistência de isolamento deve ser medida:
Entre os condutores vivos, tomados dois a dois;Este ensaio deve ser realizado em equipamento construído ou montado no local da instalação, de acordo com o método e valores limites de ensaio descrito nas normas aplicáveis ao equipamento ou quando recomendado pelo seu fabricante.
Este ensaio deve ser realizado toda a vez que houver a instalação ou ampliação de malhas de terra visando a garantir o atendimento dos valores previstos em projeto. Para a realização desse ensaio todos os cuidados referentes à segurança devem ser tomados, principalmente no caso das ampliações nas instalações em operação. Nesses casos é muitas vezes necessário o desligamento total das instalações.
Todos os equipamentos que possuírem condições especiais de instalações devem sofrer a inspeção de sua montagem com base nas informações fornecidas pelos seus fabricantes. Nos documentos apropriados pode ser verificada a necessidade de ensaios especiais nos equipamentos que fazem parte integrante da sua aprovação para energização.
Montagens tais como quadros, acionamentos, controles, intertravamentos, comandos etc. devem ser submetidas a um ensaio de funcionamento para verificar se o conjunto está corretamente montado, ajustado e instalado em conformidade com esta Norma e filosofia operativa de projeto. Dispositivos de proteção devem ser submetidos a ensaios de funcionamento, se necessários e aplicáveis, para verificar se estão corretamente instalados e ajustados.
Conte com nossa equipe, estamos sempre prontos para atender você, a Monteiro Assessoria possui profissionais Habilitados cadastrados no CREA-SP para desenvolver atividades no setor da elétrica com base nas diversas necessidades de seus clientes, buscando a excelência nos serviços prestados.