Monitoramento WEB
(11) 2253-2821

Energia Solar

Energia Solar

O que é energia solar?

Verificar junto ao Departamento contábil do contribuinte as seguintes situações:

A energia solar é uma forma de energia gerada pela calor e luz do sol, sendo utilizada por meio de diversas tecnologias. Trata-se de uma fonte de energia sustentável cuja aplicação cresce gradativamente em escala global.

No Brasil, a utilização da energia solar está cada vez mais presente. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a participação da energia do sol na matriz energética brasileira foi de 0,1% em 2016 para 1,4% em 2018.

Energia Fotovoltaica

Quais são as principais tecnologias da energia solar?

Os principais recursos utilizados para aproveitar a energia do sol são:

- Energia fotovoltaica: sistema que utiliza geradores de energia solar formado por inversores e painéis solares que são produzidos a partir de silício cristalino, por exemplo — para converter a radiação solar em energia elétrica. A energia fotovoltaica é uma das fontes de energia limpa que mais cresce atualmente;

- Energia térmica: sistema que utiliza tubos a vácuo ou coletores (placas) para aproveitar o calor do sol e transferi-lo para a água. O vapor obtido por esse processo pode ser aplicado em residências, instalações de pequeno porte, entre outros;

Energia Térmica

Onde é possível utilizar a energia solar?

Os principais locais que podem usufruir da energia do sol são:

- Residências (após a instalação do kit gerador de energia solar fotovoltaico, é possível gerar créditos que são abatidos da conta de energia elétrica. Em muitos casos o consumidor paga somente a tarifa mínima. Relatos mostram que o consumidor tem a possibilidade de usufruir de mais conforto sem tanta preocupação com a conta de energia elétrica);

- Indústrias (como a de vestuário, automobilística, farmacêutica, moveleira e mecânica, por exemplo, usufruindo significativamente dos benefícios da energia solar fotovoltaica na redução dos custos fixos);

- Propriedades rurais (irrigação, bombeamento de água, refrigeração, secagem de grãos, entre outras finalidades).

Como utilizar a energia do sol?

Para usufruir dos benefícios da energia do sol através da instalação de um kit gerador de energia solar fotovoltaica é fundamental seguir as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) presentes na Resolução Normativa (RN) nº 482/2012. Eis alguns pontos importantes estabelecidos pela ANEEL:

- Utilizar uma potência máxima de 5.000kWp (kilowatt pico), equivalente a cerca de 26.000m2 de painéis solares;

- Possuir uma unidade consumidora com microgeração, minigeração distribuída, autoconsumo remoto, geração compartilhada ou ser integrante de um empreendimento com diversas unidades consumidoras;

- Participar do sistema de compensação de créditos desenvolvido pela ANEEL;

- Ter um kit gerador de energia solar fotovoltaico com potência equivalente à demanda contratada.

Além de seguir rigorosamente o que determina a RN 482/2012, a pessoa interessada em incorporar a geração de energia do sol na sua indústria ou residência deve fazer uma manutenção regular considerando a qualidade do material utilizado e a capacitação dos profissionais envolvidos no processo.

Quais são as vantagens da energia solar?

Os benefícios relacionados à utilização da energia solar são:

Redução dos gastos com energia elétrica
A instalação da estrutura para gerar energia do sol é um tipo de investimento que traz benefícios financeiros com o passar do tempo. Isso porque o sistema possui uma alta durabilidade, podendo chegar ou ultrapassar a marca de 60 anos, fazendo com que a pessoa recupere o valor investido. Além disso, a vida útil prolongada do gerador de energia solar possibilita que a economia financeira seja usufruída por diversas gerações, mesmo considerando as manutenções regulares — que costumam ser pontuais e podem ser mantidas com uma limpeza anual.

Adaptabilidade nas regiões isoladas que não possuem rede elétrica
Existem vários locais brasileiros que não contam com uma rede elétrica para seus habitantes e empresas. Estes problemas poderiam ser resolvidos com a instalação de uma estrutura para captação dos raios solares no modelo de geração off grid (sem conexão com a rede de distribuição).

Preservação do meio ambiente
A importância de usar recursos que não prejudiquem o meio ambiente está cada vez mais em voga. Por isso, a proteção do meio ambiente é um dos benefícios da energia solar que precisa ser destacado. A produção de energia elétrica à base de combustíveis fósseis possui uma data de validade, uma vez que tais recursos podem acabar um dia — como é o caso do petróleo. A energia do sol, por sua vez, é uma fonte mais consistente e até mesmo previsível, facilitando seu gerenciamento em dias nublados ou chuvosos.

Energia Sustentável

Como Iniciar o processo para instalação?

Primeiramente agradecemos a preferência e a confiança, iniciaremos o processo enviando uma solicitação de acesso junto a sua concessionária de energia elétrica, estando todos os documentos e o projeto em ordem com as normas da concessionária, partimos para assessoria para a compra e instalação do sistema fotovoltaico, sendo assim pedimos a gentileza de entrar em contato com a MONTEIRO ASSESSORIA para uma visita e dimensionamento.